terça-feira, 9 de abril de 2013

Dificuldade em crescer a parte posterior da perna.

Pergunta:
Caro Professor , tenho dificuldade de crescer a parte posterior da perna o que fica desproporcional a minha coxa que é bem desenvolvida, qual seria um boa estratégia para este problema?
Resposta:
Este desequilíbrio agonista/antagonista não se limita a parte estética, mas também a parte funcional, alguns atletas de outras modalidades mal orientados possuem desequilíbrio entre a coxa e os isquiotibiais. Isto promove a redução da eficiência nos chutes das artes marciais, no futebol, atletismo e diversos outros esportes, um antagonista enfraquecido e encurtado promove um reflexo miotático passível de diminuir a velocidade e explosão nos movimentos desportivos e ficam submetidos a risco de lesão, o que ocorre com frequência nestes esportes. Por isso preconizamos, no esporte, o fortalecimento do antagonista do gesto desportivo em trabalho aplicando o princípio de treinamento Weider chamado super set.
Mas vamos para a parte estética, pois é o que mais importa no bodybuilding. Observe as bizus abaixo:
1. Se você tem grande deficiência de isquiotibiais, divida o seu treino de pernas em dois, um dia para treinar coxas e panturrilha e o outro, com ao menos 72 horas de intervalo, para isquiotibiais e panturrilha novamente se desejar, inclua glúteo se for mulher (ou não, vai saber!)
2. Realize os seus movimentos em grande amplitude na mesa flexora, infelizmente neste pais muitas academias carecem de um bom equipamento para tal, pois não propiciam a extensão máxima do joelho no movimento. Preconizamos movimentos em grande amplitude, lembre-se. Se a Academia não tem como comprar uma máquina devidamente ajustável, mande o serralheiro modificar a angulação de movimentação do braço de alavanca, não se acomode.
3. Ao realizar a flexão do joelho mantendo "flexão plantar" isolará ainda mais os músculos posteriores da sua coxa.
4. Realize de 3 a 5 séries, caso esteja adaptado, as duas últimas séries devem ser a falha total, ou seja utilizando repetições forçadas, leia o livro Intensidade Total!
5. Utilize o stiff, de preferência com um taco na ponta dos pés a fim de aumentar a angulação de movimento e tensão nos isquiotibiais.
6. Alongar forte depois do término dos exercícios é uma ótima estratégia desde que conduzido o alongamento por um profissional responsável e entendido na matéria. O alongamento depois da relaxação do reflexo miotático é extremamente eficiente para "dilacerar" o tecido fibrocartilaginoso que envolve as fibras musculares e impede o seu músculo de crescer por falta de espaço mecânico. Se você com esta deficiência for realizar um teste simples de flexibilidade, observará que o alongamento de sua perna provavelmente será péssimo, para um teste científico poderá usar um flexômetro ou o teste de sentar a alcançar de Wells. Assim, se a sua flexibilidade não melhorar, nunca seus isquiotibiais irão crescer, e você continuará mais duro do que uma blindagem de um M1 Abrams. 
Serie sugerida:
3 a 5 séries na mesa flexora 
2 séries na flexora de pé unilateral ou sentado
2 séries de stiff, treino sim treino não, a fim de salvaguardar sua lombar.


Personal Training- RS Por Leandro Camargo Web Site by ModaeBusiness
Site Meter