Qual o melhor esporte a melhor
atividade?
Não existe a melhor atividade o melhor esporte, existe
sim a melhor rotina de exercício que deve ser principalmente prazerosa. Hoje devemos calçar nossa avaliação
sempre no princípio da individualidade, ou seja, a atividade que é boa para
alguns pode não ser boa para outros, este enfoque deve ser dado pelo professor
no momento em que for montar o programa do aluno.
Não podemos esquecer de prescrever o descanso.
Todas estas informações são para otimizar o tempo de
atividade.
Emagrecimento:
A gordura não tem forma, o que da forma ao corpo é a
massa muscular, portanto o músculo é que nos dá a estética ideal. O programa de
emagrecimento mais eficiente (mais Saudável)é aquele,feito por uma
nutricionista e um professor de Educação Física.
A nutricionista monta um plano alimentar e o professor
um programa de exercícios.
Todas as atividades queimam gordura, depende do estímulo
(no mínimo moderado) que seu praticante da ao movimento para que esta queima
seja mais eficiente.
Dependendo da forma física inicial do praticante pode
lhe ser sugerida atividades menos intensas e ir aumentando, sobrecarga, amplitude
e velocidade dos movimentos.
Hipertrofia:
Apesar de sabermos que dependendo da maneira executada
o aluno poderá hipertrofiar praticando natação, vamos recomendar a musculação
mensurando o progresso através da avaliação física. Podemos também recomendar o
auxílio de um plano alimentar o auxilio de um plano hipercalórico.
Resistência
Muscular e Condicionamento Aeróbio:
Para aumento de resistência muscular nos exercícios os
alunos deverão trabalhar com uma intensidade de esforço forte, portanto os
objetivos seriam alcançados com uma maior rapidez na musculação. O contrário é
verdadeiro para o condicionamento aeróbio.Portanto recomendaríamos exercícios na esteira e no transporte para
ganhar condicionamento aeróbio.
Correção
Postural:
Quando diagnosticado problema estrutural através de
laudo médico devemos pedir este laudo para identificarmos os movimentos proibidos,
ou seja, pedimos a liberação médica para a atividade. Se for problema postural
devemos trabalhar também com a auto estima do aluno além do trabalho normal de
desenvolvimento da força e resistência.
Flacidez:
Sabemos que a flacidez corporal advém de uma vida
sedentária, portanto, qualquer atividade física é positiva, o recado mexa-se.
Saúde
Cardiovascular:
Hipertenção ocorre quando a pressão arterial está
acima de 140mmHg e 90mmHg. Devemos estimular qualquer atividade física
,proibindo contrações musculares isométricas.
Osteoporose:
Quando a pessoa identifica problema de osteoporose ela
já se encontra em estado avançado, porque não existe uma preocupação com a
prevenção da osteoporose. Para estas pessoas devemos recomendar atividades com
impacto para um reforço muscular generalizado, ficar bastante ao sol e fazer
algum tipo de atividade que use a força contra a gravidade.
Trombose:
Devemos pedir a esses alunos a liberação médica para a
atividade física. Qualquer atividade é positiva para melhorar a circulação
periférica, devemos evitar somente os exercícios isométricos.
Musculação:
Pesquisa feitas com pessoas na melhor idade,para identificar o que elas menos gostam, colocam a dependência como o fator que mais a
desagrada. Esta dependência aparece na hora de levantar uma sacola (pouca força) na hora de amarrar os
sapatos ou pegar algo em algum lugar alto (pouca
flexibilidade). A musculação para este público aparece como uma atividade
bastante positiva desde que seja respeitada sua individualidade, a mesma visão
deve ser dada para o público jovem (criança)
tendo sempre como um limitador a ergonometria dos equipamentos.
Professor
Leandro Camargo
Cref:
010971G-RS