quarta-feira, 27 de março de 2013

Pergunta: Máquina ou peso livre.


Professor o que é melhor para ganho de massa muscular, peso livre ou máquinas?

Resposta:
É interessante andar por shoppings do mundo todo e ver lojas especializadas em vender maquininhas de fazer café, aquelas dependentes de uma "P" de um refil, mas dificilmente ela substituirá o sabor de um bom café feito no coador de pano e filtrado lentamente em direção a um bule de ferro. Já o seu computador, caso tenha mais de 25 anos em média, quantas vezes teve que ser substituído?
Quanto mais básico um aparelho, mais difícil de ser substituído de forma útil!
É o que ocorre com os halteres e barras e os recém relançados kattlebells. Com pouquíssimas modificações, tal como o minha Defender, vem sendo utilizado por bodybuilders ao longo dos decênios.
Sempre surgem máquinas novas, alguns abobados chegam as vezes a substituir os pesos livre por elas em algumas academias fashion, mas logo são duramente criticados pelos atletas mais antigos e experientes e os pesos livres voltam a configurar a sala de musculação, exceto em academias de idiotas persistentes.
Cada qual tem seus vantagens e desvantagens, portanto realizam trabalhos complementares:
Máquinas são normalmente mais fáceis de usar e seguras, pois com pesos livres, é mais fácil de realizar um movimento fora do arco de movimento ideal, você pode não manter o equilíbrio em caso de movimento bilateral e o peso utilizado pode sobrecarregar seu sistema músculo esquelético, em determinados pontos do arco do movimento.
Mas, a pouca segurança que você deixa de ter utilizando peso livre irá certamente estimular maior ganho de força e massa muscular, pois você é forçado a manter o equilíbrio durante todo o movimento, fazendo-o treinar de forma mais concentrada.
Mas máquinas o percurso do movimento é pré determinado com muito pouco ajuste ou nenhum, já com pesos livres o percurso do movimento pode ser facilmente alterado obedecendo sua própria anatomia e possibilidades.
Indo ao cerne da questão. Peso livre é realmente melhor para construir músculos poderosos e volumosos, por isso a maioria dos bodybuilders em fase de volume, provavelmente utilizarão cerda de 70% dos seu exercícios utilizando pesos livres e em faze de definição, por motivo de segurança, o mesmo percentual aproximado mas nas máquinas.
Treine Forte e Sangue nos Olhos Rapaz!!!!


Personal Training- RS Por Leandro Camargo Web Site by ModaeBusiness
Site Meter