segunda-feira, 18 de março de 2013

Overtraining.

Pergunta:
Professor, treino 5 dias por semana e por cerca de uma hora, não mais, porém venho sentindo dores nas articulações e meus ganhos se estabilizaram, posso estar em overtraining?
Resposta:
Um Interessante estudo de; Kuipers da Universidade de Limgurg divide o estado de sobretreinamento em três: Estado de “sobretreinamento mecânico”, que envolve os tecidos conjuntivos do sistema motor tais como cartilagens, ligamentos tendões e os ossos, este estado é relativo ao pobre suprimento sanguíneo e baixo metabolismo e taxa de recuperação, o que pode ser ocasionado por má forma de execução dos exercícios ou frequência inadequada de aplicação dos mesmos o que provocaria lesão nos tecidos mencionados.
Estado de “sobretreinamento metabólico”, quando o glicogênio armazenado é depletado resultando em desequilíbrio entre o ATP utilizado e do ATP produzido. Quando o atleta não permite tempo suficiente para restauração do ATP ocorre declínio das reservas de fosfato o que ocasionaria uma redução da performance do atleta.
E finalmente o “sobretreinamento sistêmico” caracterizado pela fadiga generalizada, e pode ser associada com baixa do sistema imunológico, podendo facilmente o atleta ficar doente em função deste fator, o estado pode ser induzido simplesmente por desmotivação do atleta o que pode ser inclusive de ordem psicológica.
O estado de “sobretreinamento mecânico” pode ser corrigido pela aplicação das técnicas correta de execução dos exercícios e aplicação exata dos princípios de treinamento, bem como autilização de condroetina, glucosamina,
O estado de ”sobreteinamento metabólico” combatido pelo aporte energético adequando de macronutrientes e a utilização de suplementos adequados como creatina, glutamina e BCAA’s e fontes ótimas de carboidratos.
O estado de sobretreinamento sistêmico pode ser combatido com o controle do estresse, com fatores nutricionais, aumento do aporte calórico, possivelmente a inclusão de glutamina, vitamina C, fosfotidilserina e melatonina em seu programa nutricional podem auxiliar também.
Em todos os caso o descanso adequando e a correta periodização de seu programa será fundamental.
É importante monitorar os seus ganho e ficar atento aos sintomas de sobretreinamento, o seu corpo pode estar sinalizando para a necessidade de ajustes tais como dias extras de descanso.
Fique atentos!
H. Kuipers. How Much is too much? Research Quartely for Exercise and Sports 67.3 Suppl: 65- 96. 1996


Personal Training- RS Por Leandro Camargo Web Site by ModaeBusiness
Site Meter