domingo, 23 de setembro de 2012

Queima de Gordura e exercício.




É sabido que a gordura tem uma grande contribuição como fonte de energia durante exercícios de baixa ou moderada intensidade. Durante exercícios utilizando de 40 a 60% do VO2Max, a gordura supre aproximadamente metade da energia requerida. Isto levou a recomendação de que para indivíduos que desejam queimar gordura para perder peso deveriam se exercitar a intensidade
baixa.

A concepção de exercícios para a “queima de gordura” versus “queima de carboidratos” ocasiona uma grande confusão entre instrutores de atividades aeróbias e seus clientes na comunidade que deseja perder peso. Eles acreditam que indivíduos que desejam perder peso em gordura deveriam se exercitar a baixa intensidade já que a gordura contribui mais no metabolismo energético. Infelizmente esta concepção perde um ponto excencial – exercício regular é benéfico para a perda de peso porque cria um déficit calórico prolongado.

O combustível utilizado para criar o déficit (gordura ou carboidrato) é provavelmente secundário. Não existe atualmente, nenhuma pesquisa sugerindo que o uso seletivo da gordura como combustível será traduzido em maior perda de gordura comparado a um déficit calórico idêntico criado pela “queima de carboidrato”.

Por Exemplo, é duvidoso que um corredor possa perder mais gordura corporal por trotar por 5 quilômetros do que por correr os mesmo 5 quilômetros. Apesar de que a gordura colabora mais durante o trotar, ambas as atividades têm o mesmo custo calórico e seria de se esperar que ambas ocasionassem o mesmo efeito sobre a gordura corporal.

A prova disso veio a aproximadamente 10 anos atrás quando Gaesser e Rich estudaram dois grupos de indivíduos do sexo masculino em idade escolar os quais se exercitaram em ciclo ergômetros três dias por semana durante 18 meses. Um grupo se exercitou por 50 minutos a aproximadamente 45% do VO2Max e o outro grupo por 25 minutos a aproximadamente 85% do VO2Max.

O gasto energético total foi de 300 – 350 calorias por sessão, e o mais importante, foi quase idêntico para ambos os grupos. O grupo de intensidade mais baixa queimou mais gordura durante durante a sessão, mas após 18 meses de treino ambos os grupos perderam aproximadamente a mesma quantidade de gordura e ambos reduziram aproximadamente o mesmo percentual de gordura.
 

O que explica este resultado contraditório? Como pode um indivíduo perder gordura corporal quando tão pouca gordura é utilizada durante o exercício? A reposta recai sobre o que ocorre depois do exercício. Quanto mais carboidrato é utilizado durante o exercício, mais gordura é utilizada depois do mesmo. Isto faz sentido. Quando não existe muito carboidrato para queimar, a oxidação da gordura será acelerada naturalmente.




Personal Training- RS Por Leandro Camargo Web Site by ModaeBusiness
Site Meter