terça-feira, 19 de março de 2013

Pergunta:


Ola Professor, em se tratando dos 3 tipos de fibras presente em em nos, evidente que existam atletas com uma predominância maior de certas fibras. Sendo tipo I , II a, IIb... Ex: a solicitação de certos tipos de fibras esta mais ligado ao velocidade de execução ou ao números de repetições..? poderia eu esta realizando um treino de hipertrofia realizado 4 a 5 series de 10 a 20 repetições? Sendo influenciado pela velocidade de execução?
Resposta:
Este é um pensamento que pode levar a incorreção, não se pode ligar ou desligar um tipo ou outro de fibra muscular, nem existem 3 ou 15 tipos de fibras, esta é apenas uma classificação didática para a predominância das fibras, assim existiriam infinitos números de fibras, das mais glicolíticas as mais oxidativas. Caso fosse miniaturizar infinitesimalmente pela cor e ou presença de glicogênio nas fibras. 
Imagine o seguinte; que você comece a correr com a maior potência possível, como um corredor de 100 metros, mas que não parasse e continuasse a correr por 5 horas, tal como um ultramaratonista, no início todas as fibras estariam sendo ativadas ao seu máximo, mas com predominância das fibras mais glicolíticas e no final da corrida, caso ainda estivesse vivo, ainda todas estariam ativadas, mas com predominância das oxidativas. Você não pode desligar uma ou outra como a luz da sua casa!
Em um treino de hipertrofia de acordo com a visão Intensidade Total, você deseja hipertrofiar todas as fibras, inclusive as menos propícias a isso, então treinamos em um só treino com altas e baixas repetições, porém sem conta-las jamais, mas não tão altas como um maratonista e nem tão baixas como um levantador olímpico. No Numbers!
Direto ao cerne: A solicitação de fibras preferenciais esta ligado à velocidade de execução sim, mas ao tempo e a resistência contra a qual se trabalha, sento todos os fatores inter-relacionados.


Personal Training- RS Por Leandro Camargo Web Site by ModaeBusiness
Site Meter